Sinopse:
Este filme retrata a história verdadeira de um técnico de basquete, um coach de esportes e seus coachees, membros da equipe de basquete de uma escola de negros pobres nos Estados Unidos, chamada Richmond.
Carter aceita o desafio de treinar uma equipe “fracassada”, com jogadores briguentos e derrotados por si mesmos, mas não se propõe a meramente torna-los jogadores melhores de basquete mas melhores garotos e alunos.
A proposta do Coach Carter aos atletas é de um compromisso de além de um treinamento intenso e com foco total, frequentarem as aulas e terem um rendimento escolar com média mínima de 5,75. Até a vestimenta adequada nos jogos que o coach exige, e se encontrava nos Termos do Contrato a ser assinado por cada aluno/jogador e seu responsável, criticada por estes, tinha uma razão, já que a postura passa pela imagem exterior e esta era uma questão que o coach pretendia mudar nos coachees.
Os métodos de treinamento, ferramentas, pouco habituais do coach demonstram seus efeitos com a melhora técnica dos meninos, apresentando, pois, possibilidade de mensuração pelos resultados positivos, vitórias, que os coachees passam a alcançar. O senso de equipe é despertado e se manifesta em diversos momentos ao longo dos treinos, representados pela essência de time, liderança positiva do técnico, aceitação e trabalho em equipe dos liderados, presentes no filme.
Quando as vitórias levam os jogadores a se sentirem com a auto estima alta, se achando “poderosos além da conta”, o coach atua de modo a que percebam que esse não é o sentido do sucesso.
O maior embate do filme se dá quando o treinador, coach, decide suspender os treinos e jogos porque alguns alunos, em verdade a maioria, estão sem as notas e frequências exigidas no Contrato que assinaram. Apesar do Conselho Escolar decidir contra o técnico, este diz que professores e pais estão com essa decisão passando a mensagem errada aos garotos, pois se não cumprem seus contratos não cumprirão as leis e não serão bons cidadãos. O coach quer não apenas que os garotos sejam bons jogadores mas que tenham chances reais de entrar numa Universidade e se tornarem profissionais, a possibilidade de um futuro melhor que seus pais e outros tantos da comunidade e surpreendentemente sua mensagem é compreendida pelos coachees que decidem apoiá-lo.
O trabalho de coach e coachees é coroado com algumas vitórias nas quadras mas principalmente na mudança de vida dos coachees que conseguem com o melhor desempenho escolar entrar em Universidades do país e terem novos caminhos de sucesso. O filme é excelente para demonstrar a verdadeira atuação de um coach treinador, e como um verdadeiro líder é corresponsável pela motivação, desempenho e êxito dos liderados. Apresenta a lição do trabalho em equipe poder levar a superação pessoal, já que de meninos, os coachees, se transformaram em homens. Coach Carter é um filme que vale a pena assistir.