Em que está a especificidade do Business and Executive Coaching?
Em si o processo é o mesmo de um programa de Coaching de Vida, Pessoal ou de Carreira, apenas a pessoa, o objetivo a ser trabalhado, as técnicas, metodologias, ferramentas, que serão adequadas ao trabalho com executivos, lideranças, empresas e organizações.
José Roberto Marques no didático Coaching de A a Z (2015) bem explica:
Um profissional Business and Executive Coach trabalha, então, de maneira estratégica para alavancar resultados extraordinários nas organizações através das pessoas. Devido às possibilidades que o Coaching oferece, podem ser criados ou adaptados nichos específicos para atender uma demanda de mercado latente ou seu público-alvo.
Por exemplo, um gestor de vendas com ampla experiência pode vender seus serviços para a área comercial de empresas ou vendedores, como Coaching de Vendas/Self Coaching.
O profissional especializado em Executive Coaching desenvolve indivíduos ou grupos em organizações. O seu trabalho requer:
- Planejamento estratégico para resolver problemas urgentes.
- Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em conjunto.
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação, negociação e delegação.
- Desenvolvimento de habilidades restritas/específicas de Coaching para líderes.
- Reforçar as equipes em busca de uma boa desenvoltura em conjunto.
- Desenvolver executivos que saibam lidar com as adversidade de uma empresa.
- Eliminar resultados pouco positivos em vendas.
- Eliminar a baixa produtividade.
- Eliminar falhas presentes no relacionamento com os clientes.
- Apoiar as mudanças necessárias dentro de um ambiente organizacional.
- Combater a desmotivação dos membros de uma equipe.
- Eliminar lideranças pouco produtivas.
- Diminuir o estresse, desequilíbrio emocional, problemas psicológicos, oriundos de mudanças inesperadas dentro de uma empresa.
- Eliminar a falta de harmonia entre os colaboradores de uma empresa.
- Eliminar atritos entre membros de uma equipe.
- Eliminar a falta de motivação para conquistar boas metas.
Ora, as empresas e organizações são formadas antes e acima de tudo por pessoas que lidam essencialmente com pessoas e por mais que os objetivos de um Business ou Executive Coaching seja melhoria de produção, de vendas, de números, enfim, o trabalho do Coach deve ser em cima da pessoa por trás do negócio, do líder, do executivo, que como ser humano tem suas próprias características, pontos fortes e fracos, é um indivíduo que vive tanto a vida profissional quanto a vida pessoal. Logo, o trabalho do Coach deve focar na pessoa líder, no ser humano executivo, na humanidade do negócio.
O Business Coaching por mais que tenha foco no negócio, no business, não deixa de considerar as pessoas por trás do negócio, pois, a melhoria no business conduz a melhoria também de todos os envolvidos, executivos, líderes, funcionários e clientes.
Certo é que cada vez mais as empresas investem em Coaching e a tendência do mundo dos negócios está em investir em pessoas, e como demonstra a pesquisa realizada pela Professora de Administração de Empresas da Harvard Business School o melhor investimento para melhoria dos negócios de uma empresa é exatamente nas pessoas. Segundo a pesquisa abaixo apresentada mediante gráfico representativo, para superar uma empresa em preço é necessário apenas 2 meses, em publicidade e propaganda são necessários 12 meses, já a empresa que investiu em pessoas só pode ser superada, isso se o for, em 7 anos:
O profissional Business Coach realmente tem se mostrado notadamente eficaz para melhoria da empresa em seus negócios atuando principalmente:
- No estabelecimento de Metas
- Na criação de planos de Ação
- Com Coaching Individual e em Equipes
- No Planejamento Estratégico nas Empresas
- No Planejamento de Relacionamento Interpessoal
- Na Gestão de Mudanças
Este é um segmento de Coaching com grande potencial de crescimento no Brasil atual com benefícios não apenas para o executivo quanto para a organização de que faça parte.
Assim, entendemos que no Coaching Education de um processo de Business Coaching é preciso levar o Presidente da Empresa a entender como o processo de coaching será fundamental para levar seu negócio a novos padrões de qualidade e inovação, sendo o coach o melhor apoiador para alcance desse objetivo seja como uma alavanca seja como uma âncora[1].
No Business and Executive Coaching lidamos com clientes normalmente mais ocupados, exigentes e em consequência muitas vezes mais estressados e ansiosos, o que faz com a sessão dessa modalidade de coaching tenha mais foco, ferramentas variadas e de eficácia comprovada, além do coach ter que exercer mais fundamentalmente o patrocínio positivo.
Ora, no Business and Executive Coaching o coach estará trabalhando normalmente para que os negócios sejam alavancados, com empreendedorismo, formação de líderes melhores, logo além de pensar no negócio é preciso pensar nas pessoas por traz desse negócio. Aliar conhecimento técnico próprio do Business com técnicas linguísticas, sensibilidade e praticidade.
Assim, além do ambiente seguro que bem definimos no Professional and Self Coaching, da empatia, da interação entre coach-coachee. Mas aind, podemos dizer que primeiramente é necessário que se estabeleça uma boa conexão entre coach e coachee, cabendo ao coach com a experiência de suas próprias sessões criar suas próprias técnicas para esta conexão.
O rapport, estado onde o indivíduo se conecta com o outro de modo que praticamente todo o universo parece não mais fazer sentido e todo que realmente existe está na ligação profunda entre coach e coachee, independente da modalide ou nicho do coaching sempre será fundamental para uma boa sessão de Coaching. E para que se estabeleça é essencial uma interação pelo contato olho no olho, também o abraço auxilia na proximidade e conexão, na criação de um ambiente seguro para coach e coachee, mas na business and executive coaching normalmente esta proximidade maior de toque só se dará em conformidade com o vínculo criado e o grau de formalidade do coachee, não sendo pois elemento sempre presente nem tampouco essencial para termos uma boa sessão de coaching.
Muitas vezes, o executivo opta por realizar as sessões na própria empresa e não no coachtorio do coach, o que leva a necessidade de alguns cuidados, principalmente o de jamais deixar o executivo sentado em sua própria cadeira atrás de sua mesa, cabendo ao bom coach criar o set de coaching no ambiente do coachee mas aproximando o mais possível da psicogeografia indicada no coaching.
O acolhimento continua sendo o primeiro passo para uma boa conexão, é fundamental passar confiança para o coachee para que a sessão tenha de fato o resultado esperado. Imprescindível esclarecer o que é Coaching, realizado o chamado Coaching Education, para que o coachee compreenda o processo de coaching, qual o papel do coach neste e sua grande importância para o êxito com o alcance do estado por ele, coachee, desejado, já que é o ator principal de sua própria história. Ressaltando o que já dissemos anteriormente, que o coaching education pode e deve ser feito não apenas na primeira mas em todas as sessões.
Um bom coach deve essencialmente gerar um estado de receptividade através de poderosas perguntas introdutórias, do coaching education, de sua autopresentação, uso de ferramentas em consonância com o trabalho a ser realizado no caso concreto, para a condução de um processo efetivo para alcance do estado desejado pelo coachee. Sendo fundamental que durante todo o trabalho de coaching o coach esteja pronto a avaliar a qualidade e eficácia das sessões para o coachee, sabendo mudar o curso do processo em tempo para que haja ao final do contrato firmado um êxito real. Assim, ao final de cada sessão é importante não apenas fazer mas buscar saber qual o aprendizado do coachee, a tarefa que este se propõe, e já definir data e horário da próxima sessão, ainda mais considerando que esta deve se adequar a agenda normalmente cheia do executivo.
Importante que se crie uma forma eficaz de comunicação entre as sessões para que o patrocínio positivo persista no intervalo das sessões presenciais ou via Skype, vale comunicação por e-mail, whatsapp, o que deve existir é a vinculação de coach-coachee para melhores resultados no processo de coaching.
As tarefas de cada sessão devem ser cuidadosamente sugeridas e a definição, importante lembrarmos sempre é do cliente e não do coach, valendo o diário de bordo ou de negócios, livros que estimulem o crescimento pessoal e da liderança do coachee, filmes, e direcionamentos mais práticos conforme o contrato de coaching.
Venha conhecer mais do Business Coaching e surpreenda-se com os resultados! Entre em contato conosco por aqui ou pelo whatsapp: (65) 99983 6071.