O ano de 2021 chegou e não há mais desculpas para não virar a chave, para não planejar e ficar esperando algo mudar ou acontecer na sua vida e no seu negócio.
A Advocacia é marcada por um baixo padrão de gestão e de planejamento, e isso acontece devida a formação ou a falta dela no que tange a Gestão Legal das firmas de Advocacia.
A firma ou Escritório de Advocacia deve ser gerida utilizando ferramentas de gestão de ponta como qualquer outra empresa, motivo pelo qual ter uma estratégia para 2021 será fundamental para a sustentabilidade do seu negócio jurídico.
Segundo Martin Revees, diretor do BCG Henderson Institute, o instituto de pesquisas do Boston Consulting Group, líder da área de estratégia no escritório de Nova York, afirma que “a paleta estratégica exige um novo tipo de líder, ambidestro, que aceita a contradição”.
O que isso significa na prática? Significa que devemos gerir nossos escritórios utilizando todas as estratégias disponíveis e conhecer muito bem cada aspecto mercadológico, ou seja, devemos abordar mais de uma estratégia em nosso escritório quais sejam: da clássica a visionária, passando pela adaptativa, de formação a renovação.
Ter uma estratégia, não significa ter uma tática que permite a sua firma/escritório prestar seus serviços de forma mais qualificada ou utilizando melhor a tecnologia, mas sim “ser único”, criar um tipo diferente de valor para o cliente que permita ao seu negócio ser diferenciado, competitivo e consequentemente atingir lucro superior.
Muitos colegas se assustam com as abordagens de um novo tempo, afirmando que a Advocacia é diferente, não visa lucro e que basta ser um excelente advogado e ético.
Pois bem, ser um advogado excelente e competente é uma obrigação lógica, posto que não existe espaço no mercado para amadores, assim como a ética também não é vantagem competitiva mas uma verdade intransigível, irrenunciável e imprescindível pelo menos nos novos tempos.
Acontece que os tempos mudaram colegas, e mudaram muito, então entendam que ser negacionista não irá contribuir para seu negócio sobreviver aos novos tempos e se tornar sustentável.
A sustentabilidade se conquistará com habilidades e estratégias. Ser único é o segredo de tudo isso.
Sendo assim, qual é a sua estratégia para 2021?
Motivadas e no afã de ter um negócio sustentável, somos adeptas das sugestões de Revees para as empresas, que podem ser adaptadas e usadas nas firmas jurídicas e escritórios de advocacia, de forma muito profissional, quais sejam: separar seu negócio central dos novos negócios; formar equipes mistas; construir um ecossistema interno em que cada um tenha um planejamento e interajam; aproveitar os ecossistemas externos.
Estas dicas descontroem o óbvio. Para tanto, se houver necessidade de consultoria, contrate! Se houver necessidade de pesquisar, pesquise incansavelmente.
Para elaborar uma estratégia para 2021 não basta apenas fazer uma afirmação no papel, serão necessárias muitas horas de estudos em cursos de liderança e gestão, horas de pesquisas, leituras e consultorias.
É importante entender que sozinhos não vamos muito longe.
Desejamos um Feliz 2021 com muita estratégia.
Autoras: Ana Lúcia Ricarte, Advogada, Gestora de Escritório, Mentora, Palestrante Cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso e Dynair Souza, Advogada, Master Coach, Mentora de carreira e negócios, Professora, Palestrante e Cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso.
Link para a matéria original: Qual a sua estratégia para 2021? :: Notícias de MT | Olhar Direto