Post do Blog

Leia e fique por dentro

Autorresponsabilidade, a liderança de si mesmo

Auxiliando pessoas em seus planejamentos de carreira cada dia mais verifico que é impossível qualquer  mudança de vida, desenvolvimento de carreira, reestruturação de negócios sem um processo inicial de autoconhecimento. 

Conhecer a si mesmo e seu estado atual  em cada área da vida é o início de toda jornada e de todas as mudanças. Perguntas a princípio aparentemente simples como:  quem é você,  o que você tem feito e quais seus pontos fortes incrivelmente demandam mais tempo de reflexão do que a maioria pode pensar.

A chamada competência pessoal, capacidade de se conectar consigo mesmo manifestando o melhor de si precisa estar em um patamar adequado para que se possibilite qualquer crescimento e desenvolvimento efetivo. Outro passo para melhoria de performance na carreira passa pela competência social, pois é preciso se conectar de maneira positiva com a diversidade de pessoas com que nos relacionamos no ambiente pessoal e profissional se temos por objetivo desenvolvimento de carreira.

O que exatamente quero dizer aqui? Nenhum planejamento estratégico, estratégia de marketing ou  negocial dará verdadeiramente certo se não começarmos o processo identificando exatamente como estamos, o que já fizemos, o que pretendemos, e o que temos que nos diferencia da massa na carreira em que atuamos. Isso nada mais é que  autoconhecimento.

Seja agora em 2021 ou daqui dez anos, uma coisa sempre será certa, para empreendermos uma mudança e um real progresso temos que ter primeiro consciência de nós mesmos e do mundo em que estamos inseridos, termos autorresponsabilidade por nossas próprias vidas, sem assumirmos o controle jamais seremos protagonistas e ficaremos a mercê de pessoas e situações. A autorresponsabilidade nos torna livres, mas é preciso coragem para tal, pois somos donos de nosso sucesso mas também culpados de nossos fracassos, mas como isso é libertador… aprender com os erros, corrigir o curso e conseguir alcançar objetivos. E, ao invés de pensar em tudo que pode dar errado, crie estratégias de correção para ir ajustando eventuais erros ao longo da caminhada sempre com uma visão positiva do futuro, não é ser apenas otimista mas criar na mente a realidade que deseja e trabalhar dia a dia para alcança-la, é ter mentalidade de sucesso, se recusar a acreditar que está nas mãos de circunstâncias, ao contrário é se acreditar capaz de criar condições favoráveis para si e assim também para os que o cercam.

Pare agora e reconheça que você é o único responsável pela vida que tem levado, que você está onde se colocou, olhe tudo o que conquistou ao longo dos seus anos de vida, tudo é fruto de seus próprios méritos, de suas ações conscientes e inconscientes, de suas escolhas e renúncias, de seus erros e acertos. Mesmo que essa constatação possa doer, acredite ela também liberta,  da mesma forma que você é responsável pela sua situação atual também será pela sua vida daqui para frente. Quer algo mais em sua vida? Assuma agora o comando e tome a melhor decisão possível, se responsabilizar por construir seu caminho daqui para frente rumo ao sucesso e realização,  isso nada mais é que se tornar líder de si mesmo.


Dynair Alves de Souza, advogada cível e empresarial há 25 anos, Mestre em Direito, Master Coach e Mentora de Carreira e Negócios para profissionais liberais e empreendedores, cocriadora do Programa “Advocacia 5.0 de sucesso”, Presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia da ABA Mato Grosso.

Link para matéria original: Autorresponsabilidade, a liderança de si mesmo :: Notícias de MT | Olhar Direto

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar diretamente no WhatsApp

× Como posso te ajudar?