Os elementos chaves do processo de coaching executivo são: foco, ação, sentimento, evolução contínua e resultados. A metodologia coaching deve ser focada nas ações que o cliente, coachee, deve realizar para alcançar suas metas e desejos.
O Coaching Executivo é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), trazendo efeitos positivos através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (coach) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente, o coachee. O processo de coaching vai trazer à luz respostas que estão dentro do próprio cliente e assim fazer com que este tenha real perspectiva de suas necessidades de mudança para melhoria profissional e pessoal.
Para a empresa investir em processos de Coaching de seus executivos é investir em pessoas e esse é o ponto de liderança empresarial mais difícil de ser superado.
No Coaching Executivo, assim como no Business Coaching ou no Coaching de Carreira o Coaching Education é uma habilidade que o coach deve sempre reforçar para cada vez mais conseguir explicar o processo e convidar o coachee a acreditar nele, pois isso faz toda a diferença no trabalho maravilhoso que pode ser desenvolvido por coach-coachee. Como bem afirma o Mestre José Roberto Marques (2015):
Sendo assim, em todas as sessões você vai explicar que Coaching é um processo em que duas pessoas, ou grupo de pessoas fazem uma parceria, um pacto, criando um ambiente sinergético, um local seguro, no qual ambos se comprometem a dar o melhor de si para acelerarem os resultados. Lembrando que, em cada sessão, o tom da explicação vai variando e expandindo.
Logo, cabe a cada um de nós, coaches, irmos a cada sessão melhorando e expandindo a explicação do processo para que o encantamento persista no coachee e crença de que alcançará os resultados pretendidos fará com que os resultados se potencializem.
No Coaching Executivo o coach precisa ter algumas competências adicionais, tais como: 1. Fonte de recursos/informações; 2. Entender de negócios; 3. Naturalidade para lidar com altos executivos; 4. Astúcia política; 5. Foco no Cliente (contratante), e procuramos ter sempre presentes essas referidas competências.
Em nosso trabalho buscamos realizar feedbacks claros e precisos, estabelecendo com o cliente um relacionamento de confiança e apoio, usando a linguagem corporativa, com informações específicas no desenvolvimento de competências. É fundamental conhecermos e reconhecermos a responsabilidade de trabalho do executivo com que trabalhamos e com este estabelecemos um padrão para medir seu progresso no processo de Coaching.
Como Executive Coaches precisamos seguir os seguintes padrões de Ética:
- Inserir um acordo claro antes do começo do processo.
- Não prometa resultados que não possa garantir.
- Respeite a confidencialidade.
- Recomende outros recursos quando necessário.
- Evite conflitos de interesse.
- Não ofereça informação que seja confidencial ou enganosa.
- Apresente RESULTADOS para o seu CLIENTE/CONTRATANTE.
Entendemos que no coaching o foco é sempre o ser humano, logo mesmo quando se trata do coaching de negócios ou de executivos temos a presença do self coaching.
O empresário, o empreendedor também é um ser humano com disputa de self 1 e self 2, é um filho, um pai ou mãe, marido ou esposa, cidadão, enfim não tem a única faceta business for business e as vezes precisa exatamente resgatar essa consciência que o professional and self coaching faz com maestria.
José Roberto Marques bem coloca na obra Empreendedorismo & Coaching: Pessoas Inovadoras Empreendem (2014):
Essa é a geração marcada pela autonomia, pela autorrealização e pela busca pelos sonhos – o que é indispensável para qualquer tipo de atividade profissional. O verdadeiro empreendedor gera valor positivo para a coletividade e também para a natureza. Esse profissional tem compromisso com a região em que atua. Não se trata somente de uma proposta limitada de enriquecimento pessoal, pois o bom faturamento e o lucro são, consequência da sua contribuição para o bem-estar social.
Impossível vem a empresa sem o empreendedor, o empreendedor sem seus colaboradores e todos fazem parte de algo maior, família, comunidade, sociedade, país, mundo, planeta Terra.
É possível ser líder sem antes ser líder de si mesmo? Acredito que não. E o business and executive coaching trabalha essencialmente lideres, os que podem e devem fazer a diferença neste mundo mas isso só é possível se fizerem diferente para si mesmos.
Liderar a si mesmo significa aprender com o seu passado, ver honestamente a realidade do seu presente e decidir com consciência e responsabilidade por seu futuro. Crescer no mundo interno e progredir no mundo externo, isto é, tornar-se um ser integral que equilibra as quatro áreas da vida: prosperidade-material, felicidade-emocional, sabedoria-mental e liberdade-espiritual. E tudo começa por ter uma visão clara de onde se quer chegar a curto, médio e longo prazo em cada área e, com disciplina e paixão, despertar seu potencial para realizar seus sonhos. A visão identifica o que estamos em busca de realizar, a consciência diz como vamos realizar e a paixão é a força dos sentimentos que estão por trás do “para quê”, do “quê” e do “como” realizar.
A maioria das pessoas, chefes e líderes do mundo controlam somente uma ou duas das quatro áreas, não satisfazendo as necessidades básicas do corpo, coração, mente e espírito. Para liderar as quatro direções é necessário um conhecimento e desenvolvimento importante em autoliderança que a maioria não possui. E uma pessoa que não lidera a si mesma, quão longe pode chegar? Antes de selecionar, treinar, organizar, liderar ou supervisionar os outros, aprenda a ser liderado e busque conquistar os valores básicos de liderança, humildade, honestidade, respeito, confiança, responsabilidade e compromisso. Aprenda a liderar primeiro sua mente e pensamentos, seu coração e suas emoções e sentimentos, seu corpo e suas ações e reações. (Re)conheça seus talentos, suas fortalezas e debilidades, desperte novas atitudes e competências. Antes de querer fazer grandes coisas pelos outros, aprenda a fazer algo consigo mesmo. Aprenda a cuidar de seu ser e dirigir sua própria vida (MARQUES, 2015).
Concordamos com esse pensamento e vemos que o melhor caminho para um bom trabalho de business and executive coaching passa por utilizarmos a essência do professional and self coaching para que o individuo empresário se autolidere, faça seu próprio processo evolutivo, para que esteja apto a ser um líder e com seus negócios e empreendimentos seja um referencial e diferencial positivo para a comunidade em que se insere.
A famosa pirâmide do processo evolutivo também precisa ser utilizada para que situemos o coachee do business ou do executive coaching no hoje e onde deseja estar findo o processo de coaching contratado. Entendemos ser necessário a apresentação da Pirámide para melhor compreensão:
Primeiro precisamos definir como se encontra o líder com quem trabalharemos no processo de coaching, situando-o num dos níveis do processo evolutivo, para que com ele tracemos uma meta, um objetivo de evolução para outro nível de autoliderança e liderança corporativa. Nenhum processo será verdadeiramente eficaz se não trabalhar as questões internas do indivíduo, do ser humano líder-liderado, com suas próprias questões do self.
O melhor trabalho de Business and Executive Coaching a nosso ver é aquele que transforma de dentro para fora integrando as diversas da esferas da vida do negócio ou do líder empresaria.
Numa sessão de Business and Executive Coaching trabalhamos um coaching integrativo, ou seja, o professional and self coaching integrado ao objetivo de formação/transformação de líderes do business and executive coaching. Assim, mais que nosso trabalho de coach de A ou B faremos nosso trabalho maior de deixar nosso legado através do Coaching.
Para a excelência no trabalho de coaching executivo é necessário que haja alinhamento entre o que pretende o executivo e sua organização para que o coach trabalhe de modo a apoiar as mudanças desejadas e esperadas, quer para melhoria de desempenho, liderança, relacionamento interpessoal, desenvolvimento de alto potencial, mudança comportamental, decisão quanto ao legado, sucessão ou melhoria de habilidades de comunicação.
Enfim, trabalhamos procurando alinhar interesses da empresa e executivo no processo, lembrando sempre que este é um ser humano com características únicas, num processo de coaching integral sistêmico.
Agende um horário e apresentaremos nosso trabalho de Executive Coaching.