No último post falamos sobre comunicação assertiva, habilidade dos bons líderes e negociadores. Hoje falamos de outro instrumento afeto a comunicação, o networking. Alguns podem achar que se trata apenas de mais um modismo da utilização de uma palavra em Inglês, mas é mais que isso, como a grande maioria das teorias de negócios vêm dos Estados Unidos usar o termo “business”, o nome de ferramentas de planejamento e negócios em Inglês como o “business model Canvas, 5W2H, Swot, tem a ver com respeitar a origem do modelo. Pois bem, o termo para cultivar relacionamentos profissionais de modo a crescer profissionalmente, ampliar redes, estabelecer relações de confiança, negócios a base do ganha ganha (via de mão dupla) fica bem representado pela palavra original: NETWORKING.
No mundo atual nossa rede de relacionamentos é essencial para nosso sucesso profissional. O advogado, por exemplo, precisa de uma boa rede, ou seja, de um bom networking para ter bons parceiros tanto de outras áreas jurídicas quanto de profissionais de outras áreas, assim como de canais para ampliação de seus clientes, que normalmente é a grande preocupação desse profissional.
Na sociedade 5.0 a tecnologia é nossa aliada e também por ela estreitamos laços, ampliamos nossos relacionamentos profissionais, melhorando assim o chamado networking.
É hora de deixar de ver o outro profissional como concorrente e vislumbrar a grande possibilidade das parcerias. Fazer parte de associações, confrarias, traz ganhos enormes quando você sabe fazer o networking.
Eu por exemplo faço parte da Associação Brasileira de Advogados, @aba_nacional, e hoje estou na presidência da Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia da @aba_mt, ampliando essa rede.
E você como está seu networking?