Gerenciar informações tem sido fundamental para o sucesso de uma política pública, pois é necessário refletir que muitas vezes às falhas numa política decorrem também de falhas na informação gerada pelo poder público. Em especial, em tempos de crises políticas e econômicas, uma comunicação governamental adequada é fundamental para o sucesso de uma ação pública. Fornecer informação não necessariamente é fazer comunicação efetiva, isto porque a informação por si só pode ser inútil, vaga, manipulada, mal compreendida e mal interpretada.
A comunicação sobre às intenções políticas tornou-se cada vez mais importante nas últimas décadas. A informação sobre os processos e a clareza no seu conteúdo são elementos que merecem atenção por parte dos planejadores das políticas, pois se tratam de suportes para alavancar a proposta, o desenvolvimento e o sucesso da política proposta. Essa necessidade por uma política pública mais transparente, antes mesmo de sua aprovação, resulta, em menos poder autônomo para aqueles que governam.
“Com o advento e fortalecimento da midiatização dos indivíduos, cresce a demanda da população por informações mais segmentadas, claras e objetivas. Assim, as formas de comunicação com os diversos públicos igualmente começam a mudar”
Governos são desafiados a fazer a diferença e mostrar seus esforços e boas intenções, já que os cidadãos esperam mais transparência e eficiência nas ações políticas. Portanto, ter transparência já nas intenções políticas significa uma maneira atraente para demonstrar boas intenções do governo na formulação de uma política pública.
É de fundamental importância a informação para todos os cidadãos, não somente para as esferas superiores, para que, então, as decisões sejam tomadas de forma apropriada e satisfatória, realmente beneficiando o cidadão. Assim, é preciso chamar atenção dos gestores públicos no sentido de que sem acesso e informação de qualidade não há tomada de decisão que se consolide de forma clara e eficiente, comprometendo, inclusive, os resultados da política que se espera.
Assim comunicar não implica somente em divulgar uma informação. Comunicar é ampliar as possibilidades do dado, formatá-lo nas mais diversas formas, para adequar-se aos públicos estratégicos da empresa. Com o advento e fortalecimento da midiatização dos indivíduos, cresce a demanda da população por informações mais segmentadas, claras e objetivas. Assim, as formas de comunicação com os diversos públicos igualmente começam a mudar.
Um planejamento direcionado a comunicação, torna-se fundamental, demandando a implementação de procedimentos para consolidar o papel estratégico da comunicação. Logo, a estratégia de comunicação é um ato único em relação à estratégia geral especialmente na política.
A oratória é uma habilidade fundamental para a comunicação efetiva. Ter uma dicção clara e uma boa pronúncia é essencial para transmitir as ideias de forma precisa e assertiva, pois é um dos elementos da oratória e do desempenho vocal do qual é responsável pelo sucesso de um discurso, uma fala bem estruturada, com uma boa entonação vocal, pausas adequadas e uma pronúncia limpa pode realmente despertar a atenção e o interesse de qualquer ouvinte. Felizmente, existem técnicas que podem ajudar a aprimorar sua oratória e dicção e possibilitará uma comunicação eficaz capaz de trazer os resultados esperados. Agenda aberta para a mentoria “Comunicação Eficaz na Política”.
Dynair Alves de Souza é advogada civilista há 28 anos, Mestre em Direito, Master Coach e Mentora de Carreira, Escritora e, palestrante. Trabalha com mentorias e treinamentos especializados para comunicação eficaz de líderes do setor empresarial e político.
Originalmente publicado em : https://www.rdnews.com.br/amp/artigos/comunicacao-eficaz-na-politica/196734