Post do Blog

Leia e fique por dentro

INVICTUS

Filme maravilhoso e inspirador sobre o grande Nelson Mandela. As lições se seguem do início ao fim e temos nele um ótimo material para o trabalho de Coaching.

A história do filme começa após a eleição de Mandela para Presidente da África do Sul, estando o país dividido entre negros e brancos, estes últimos altamente insatisfeitos por terem um Presidente negro, anseio de anos da maioria negra do país.

O mais interessante no filme, a nosso ver, é Mandela ter escolhido um esporte, o rugby, para unir a nação, tendo um êxito antes jamais imaginado. O filme Invictus é emocionante e aborda lições de liderança, tolerância e coaching, além do rugby como instrumento de união nacional no país do apartheid.

Com uma demonstração de inteligência impar, Mandela se une ao capitão do time de rugby da África do Sul, o branco, Pienaar, para alcançar seu real intento. Mais que tornar o time fraco num time vencedor, um símbolo do novo país com brancos e negros unidos por um esporte e uma nação forte.

O rugby foi utilizado para tentar amenizar as diferenças que pareciam intransponíveis entre negros e brancos. Esse time, um dos piores do mundo com jogadores brancos, com exceção de um único negro na equipe, tinha apenas os brancos em sua torcida, e todos os negros do pais torciam contra ele, independente de com quem estivessem jogando. Da mesma forma, os brancos revoltados com o fim do apartheid e a vitória de Mandela não se imaginavam vivendo em um mesmo espaço com os negros, e foi no esporte que Mandela conseguiu unir a nação.

O filme mostra a maneira como o ex-presidente da África do Sul, o grande líder Nelson Mandela, após anos de separação, conseguiu unir um país separado socialmente e economicamente pela divergência racial. A sagacidade de Mandela em unir uma paixão nacional à política é o grande destaque na longa. Foi o esporte, o rugby, o responsável por expressivas mudanças na sociedade sul-africana, tornando-a mais homogenia e quebrando barreiras estabelecidas por anos.
O modelo de liderança do time é repensado pelo jovem capitão a partir de sua conversa com Mandela e do poema Invictus com que este o presenteia. Cumpre destacar que a motivação dos jogadores, que mantiveram o foco, foi decisiva para que a equipe alcançasse o objetivo que era chegar à final da Copa do Mundo de Rugby.

Nelson Mandela mais que unir uma nação nos deixou importantes ensinamentos que podemos agregar ao nossa maneira de agir nas atividades com o business and executive Coaching, tais como: estratégia, lealdade, espírito de equipe, comprometimento, gestão e negociação.

Comentários