Post do Blog

Leia e fique por dentro

COACHING VOCACIONAL

Um dos maiores dilemas do jovem é a escolha profissional. Exatamente numa fase de transição na vida, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, é preciso tomar  uma decisão que lhe parece crucial e decisiva. Que curso farei na faculdade? O que desejo ser por toda minha vida? Afinal, qual caminho seguir?

A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, pois irá determinar os rumos de sua vida nos próximos anos e uma decisão errada poder comprometer tanto seu tempo quanto suas expectativas.

Algumas poucas pessoas nessa fase da vida já tem certeza do que irão fazer, mas a grande maioria não tem o privilégio de já ter alcançado uma decisão madura e normalmente tem dúvidas acerca da carreira profissional e até mesmo de suas habilidades e predisposições para determinadas áreas do conhecimento.

Assim, normalmente esse momento de escolha é bastante complicado e estressante e para encontrar respostas é preciso levar em conta alguns fatores tais como: o autoconhecimento, identificando suas próprias habilidades e capacidades,  ter o conhecimento do mercado de  trabalho  e sobre as diversas nuances da carreira pela qual tem interesse.

Para alguns o simples querer agir e partir para uma pesquisa sobre carreiras pelas quais demonstre interesse já se mostra suficiente para sua importante escolha de vida, mas para outros é necessário a ajuda de um profissional.

Há a possibilidade de procurar um psicólogo para realizar um teste vocacional, mas hoje temos uma alternativa ainda mais interessante com maior chance de levar a uma escolha que venha atender realmente aos seus anseios, o auxílio do coach de carreira.

O coach de carreira além de fazer a orientação vocacional realiza um trabalho mais profundo através do coaching vocacional. Você deve estar se perguntando agora o que diferencia a orientação do coaching vocacional, pois bem, analisaremos as duas formas de atuação do profissional.

Na orientação vocacional o profissional, psicólogo ou coach de carreira, utiliza uma técnica que auxilia os estudantes a descobrirem  seus talentos e interesses, além de indicar quais são  os cursos que mais tem relação com o perfil de cada um. Ou seja, no processo de orientação vocacional o estudante é auxiliado a definir quais carreiras profissionais tem mais relação com o estilo de vida que  deseja ter no médio e longo prazo.

Já o Coaching Vocacional faz um trabalho mais profundo embora não muito mais longo, uma vez que se trata de um processo de 10 (dez) a 12 (doze) sessões, pois além de fazer o que a orientação vocacional pura faz vai além, conduzindo o jovem a descobrir o que realmente o interessa, o que vai atender suas expectativas atuais e futuras, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.

No processo de Coaching Vocacional o jovem será levado pelo coach (profissional devidamente habilitado em coaching de carreira) a descobrir sua missão de vida, seus valores, suas capacidades e habilidades que além de conhecer passará a desenvolver. Será orientado através de questionamentos do coach a descobrir suas próprias respostas do que quer no futuro, de como se vê em 5, 10 anos, o estilo de vida que deseja levar, suas expectativas perante o mundo, seu papel na sociedade.

Ou seja, fará um processo de real autoconhecimento, com maior possibilidade de descobrir o que realmente lhe interessa e tem possibilidade de lhe dar realização pessoal e profissional.

Importante ressaltar que o coach não é um consultor, logo não dará respostas prontas, mas fará um orientação vocacional com coaching, que além de levar o jovem a identificar seu caminho profissional, o conduzirá a um processo de evolução contínua, que possibilitará que se desenvolva para se especializar na profissão que escolher, municiado de técnicas e ferramentas para se desenvolver profissionalmente ao longo da carreira.

Pode-se perceber que o Coaching leva ao jovem a um caminho que não termina na escolha profissional, antes se inicia nesta pois ele terá que mais que enfrentar o ENEM ou vestibular, ingressar na faculdade, cursar o curso escolhido, definir sua especialidade, e ingressar no mercado de trabalho, aliando vida profissional e pessoal de qualidade.

É possível agregar ao momento de escolha profissional por meio da orientação vocacional um ganho maior de autoconhecimento, evolução contínua, e desenvolvimento ao longo da jornada acadêmica e da carreira escolhida, isso através do Coaching.

Faça um processo de Coaching Vocacional ou o possibilite ao seu filho e veja a diferença na sua vida. Esse momento é importante, faça a escolha certa: o COACHING.

Comentários