Post do Blog

Leia e fique por dentro

PODER ALÉM DA VIDA

Sinopse:

O filme é inspirado em fatos reais, mais especificamente, na vida do ginasta olímpico, Dam Millman. E desde o início do filme o personagem principal tem pesadelos que refletem seu maior medo, o de que acontecesse um acidente ao estar em ação no seu principal aparelho, levando-o a perder, literalmente, uma de suas pernas.

Na loja de conveniência de um posto de combustível o ginasta encontra um senhor enigmático, que chamou de Socrates, que se torna seu coach ao longo do filme. Não é claro se esse coach o auxiliava no plano real ou no mundo dos sonhos, mas é ele que o  auxilia no encontro do “poder além da vida”.

Enquanto o treinador do ginasta limitava seu potencial tentando lhe incutir temor e fazer com que  aceitasse um potencial mediano, o coach o fazia buscar suas próprias respostas, ultrapassar seus limites, diferenciar  conhecimento de sabedora, fazia perguntas poderosas, e o levou a pensar em coisas nunca antes pensadas entrando em contato com seu verdadeiro eu interior.

De repente uma moto, um carro, um acidente e a ameaça do coachee não mais ser sequer o ginasta que fora, quanto mais alcançar a excelência que procurava. Na adversidade de sua perna em frangalhos, cheia de pinos, o ginasta se vê em contato com seu maior medo e só lhe restou enfrenta-lo no duelo entre seu self 1 e 2. Pesadelos, realidade, aceitação, evolução, superação de limites é o que se segue, tudo com atuação excelente do seu coach.

O processo entre coach/coachee se intensifica com uma  série de treinos, vivências, aliando reflexão e ação. “Um guerreiro não desiste  daquilo que ama. Ele acha o amor no que faz”, pois sua coragem está na vulnerabilidade, apesar desta o guerreiro age, pois não existe nem partida nem chegada, só o caminho.

O coach leva o coachee a trabalhar de verdade para ser o melhor ginasta que puder não para os outros mas para si mesmo, superando seus próprios limites. Assim, o ginasta consegue superar seu medo, seus limites, volta a treinar e conquista o ouro olímpico. O filme é excelente ao demonstrar o papel do coach, no auxílio e apoio constante ao coachee no processo de encontro consigo mesmo, na transformação e superação de seus limites. Maravilhosa a visão do foco total no aqui, agora, no momento. Uma verdadeira lição de vida!

Comentários